blog

Projeto Aterro ZERO | Custo ZERO Pátio Alcântara

Em março de 2023, o Shopping Pátio Alcântara comemora um ano do Projeto Aterro Zero – Custo Zero. E tem mesmo muito o que comemorar, porque a iniciativa envolveu o compromisso com a sustentabilidade e a vontade de querer fazer mais e melhor.

Cientes de que um shopping é um grande gerador de resíduos e inconformados com os números que o Programa de Gestão de Resíduos Sólidos (PGRS – ASAS-RJ) vinha alcançando, o time do empreendimento resolveu pensar em uma nova estratégia para mudar esta realidade.

Analisando o cenário existente, identificaram que era necessário diminuir o percentual dos resíduos não recicláveis, ou seja, reduzir o volume destinado ao aterro sanitário. O Shopping enfrentou grandes desafios: limitação do espaço físico, logística e ausência de investimento. Mas, não desistiu!

Em março de 2022, implantou um novo processo de separação de resíduos que incluía: fina triagem dos resíduos, retirada das lixeiras da praça de alimentação, substituindo-as por porta-bandejas, e contratação do serviço de Compostagem (empresa Vide Verde). Estas adaptações foram vitais para o sucesso do projeto e levaram à retirada definitiva da Compactadora das Docas – uma revolução na operação de um Shopping.

Esses novos processos possibilitaram a criação de um ambiente organizado e salubre, além da liberação de espaço físico nas docas, tão necessário para uma carga e descarga de pequeno porte. E o principal: o Pátio Alcântara deixou de ser um grande gerador de resíduos e, na sequência, ainda firmou uma parceria com a Prefeitura, que passou a coletar os rejeitos, o que também era inédito na época.

O projeto foi implementado em apenas 4 meses, sendo 2 meses dedicados à busca incansável de alternativas com nenhum investimento, e outros 2 para operacionalização do processo, como: palestras sobre Compostagem, distribuição de cartilhas, lixeiras diferenciadas para os lojistas de alimentação e treinamento dos colaboradores envolvidos.

O time do empreendimento reconhece que mais do que alcançar números elevados na destinação correta dos resíduos, todos os envolvidos realizaram uma ação colaborativa que fez bem à equipe operacional, aos colaboradores e, principalmente, ao meio ambiente.