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Resultados de 2023 e expectativas para 2024

Em 2023, as vendas registradas nos seis empreendimentos administrados pela companhia, em três estados e no Distrito Federal, superaram R$ 1,4 bilhão, gerando um crescimento de 10,2% no acumulado do ano, comparado aos resultados obtidos em 2022.

O faturamento do setor de shoppings deve continuar crescendo em 2024. Essa é a expectativa da NIAD, administradora de shoppings centers que, em pouco mais de um ano, construiu um portfólio com sete empreendimentos, sendo seis em atividade e um em construção. Segundo Ulisses Silva, líder de operações da companhia, as vendas em dezembro superaram R$ 200 milhões, representando um crescimento de 12,4% em relação ao mesmo período do ano anterior.

 

Em 2024, a NIAD planeja reforçar ainda mais suas diretrizes com foco em resultados, atuação como bússola socioambiental e atenção às pessoas. “Criamos uma empresa que tem como um de seus diferenciais a proximidade com os empreendimentos. Empregamos soluções personalizadas para cada um e fazemos questão de estar presentes em cada etapa. Essa proximidade possibilita resultados mais expressivos”, avalia o executivo.

 

Com relação aos expressivos números obtidos em 2023, Ulisses não esconde que foram ainda melhores do que o estimado. “Foi uma surpresa muito positiva, pois esperávamos um desempenho moderado, tendo em vista as expectativas divulgadas pelo setor para o Natal. As lojas satélites, especialmente nos segmentos de perfumaria e maquiagem, tiveram grande destaque. Além disso, o desempenho das lojas âncoras também chamou atenção, especialmente aquelas voltadas para as classes B e C, com crescimento acima de 15% em várias regiões do país”, analisa.

 

Um dos fatores que impulsionou as vendas foi o aumento da confiança dos consumidores e a retomada gradual do crédito. A força das lojas físicas, que ampliaram suas ações de experiência de compra, também contribuiu para o bom desempenho dos shoppings. A expectativa é de que as vendas e o fluxo de clientes em 2024 sigam essa tendência de alta.

 

O resultado positivo também deve atrair novas lojas para os empreendimentos administrados, que já demostraram ser rentáveis e seguros para se investir. Já nos primeiros dias de janeiro, a NIAD realizou negociações comerciais nos seis empreendimentos. Entre os contratos já assinados, estão operações como Mania de Churrasco e Pecorino Mediterrâneo, duas marcas fortes no segmento gastronômico.

 

Ainda segundo Ulisses Silva, os resultados do ano passado e as vendas na primeira quinzena de janeiro 2024 já sinalizam que o varejo continuará aquecido. Ele aponta os setores de entretenimento e de gastronomia como os principais geradores de fluxo nos empreendimentos, com mais lançamentos nos cinemas, além de festivais, shows e ativações ligadas à música, arte e ao lazer, especialmente voltadas para as crianças. “Os consumidores querem se conectar, querem vivenciar momentos especiais ao vivo. As marcas estão fortalecendo suas presenças no meio físico para melhorar a experiência de seus clientes. E os shoppings estão cada vez mais ocupando o espaço de destino de entretenimento. A força do varejo físico voltou com tudo”, completa o executivo.